sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Movimento pelo passe livre se estrutura e lança blog

Guarapuava - O movimento estudantil está mobilizado para continuar lutando pela conquista do passe livre.
A primeira ação deste ano foi a elaboração de uma Carta Aberta que está sendo entregue aos estudantes. O documento também foi entregue ao vice-prefeito Jorge Massaro e a vereadores. O presidente da Câmara, Admir Strechar (PMDB) anunciou que promoverá uma audiência pública para debater o tema.
Outra iniciativa do movimento que é liderado pela União Paranaense dos Estudantes (UPE) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unicentro, foi a criação de um blog (passelivrejah.blogspot.com) onde estão sendo postados artigos e notícias referentes ao assunto.
O passe livre estudantil, segundo o movimento, é uma demanda histórica do movimento estudantil brasileiro. Tanto é que na constituição de 1988 esse direito foi assegurado (Artigo 208 § VII), porém, nunca regulamentado ou posto em prática em Guarapuava.
"Este fato toma proporções ainda maiores quando levamos em conta que se trata de uma privação do acesso à educação. A grande maioria dos/das estudantes é destituída de renda própria e, por isso, cobrar-lhes uma tarifa (que pode chegar a R$100,00, sem a burocrática meia passagem) para que se dirijam à escola ou à biblioteca é, de fato, uma covardia", afirmam as lideranças estudantis.
Os estudantes também reclamam da "baixa qualidade e carência efetiva nos transportes de nossa cidade, que dificulta até mesmo a estudantes que se propõem a pagar as absurdas taxas quem se impõe aos usuários do transporte coletivo".
A mobilização, de acordo com as lideranças, assume "completa legitimidade e ganha coro no movimento dos estudantes e para além dele, na discussão de uma nova estrutura e relação com os transportes públicos".
Eles citam exemplos de outras cidades brasileiras que já adotaram o pase livre sem prejuísos para os demais usuários. "O Rio de Janeiro-RJ,Cuiabá-MT, Laguna, todo o estado do Amapá, Cotia-SP, Maringá-PR, entre outras, são exemplos de cidades que conquistaram o passe livre. Isso mostra que além de direito, o passe livre é uma demanda completamente viável".

FONTE: http://www.redesuldenoticias.com.br/noticias/noticia.asp?id=20010

Nenhum comentário:

Postar um comentário